Sabia que o “Background” da TV pode ser prejudicial à Aprendizagem e Desenvolvimento das Crianças?

“Estudos recentes realizados pela Universidade de Iowa revelam ligação entre a programação da TV e a aprendizagem e desenvolvimento das crianças.”

“Os pais quando estão com os seus filhos deverão desligar a televisão. E quando os deixarem a assistir, deverão certificar-se que os programas a que assistem estimulam o interesse e a motivação ao nível da aprendizagem”-Diz um estudo recente realizado pela Universidade de Iowa Este é o conselho dado pelos investigadores da Universidade de Iowa que examinaram o impacto da televisão e dos pais no desenvolvimento social e emocional das crianças”

Os investigadores descobriram que o fundo da televisão quando a mesma está ligada, numa sala onde a criança está fazendo uma tarefa diferente, pode desviar a atenção da criança dessa mesma tarefa. Eles também descobriram que os programas considerados “Não Educacionais” podem afetar negativamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. “As crianças irão aprender aquilo que os pais e educadores colocarem em frente deles “, diz Deborah Limberger, professora associada do departamento de educação da UI e principal autora do estudo, publicado online no “Journal of Developmental & Behavioral Pediatrics.

” Então, que tipo de mensagens, que tipos de coisas que queremos nós pais que eles aprendam?”

Os resultados foram obtidos através de uma pesquisa nacional onde participaram mais de 1.150 famílias com crianças entre 2 e 8 anos de idade. Linebarger e sua equipa analisaram dados demográficos da família, estilos parentais, o uso dos média, e como esses fatores poderiam afetar o sucesso educacional das crianças. A equipa encontrou uma relação entre as crianças que estão expostas aos conteúdos e a sua função executiva, uma característica importante na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças. Esta situação verificava-se especialmente em crianças que vinham de famílias consideradas de “alto risco ” em famílias que vivem em situação de pobreza ou famílias cujos pais têm pouca escolaridade. Contudo, essas mesmas crianças que vinham de famílias de alto risco quando assistiam a programas considerados educativos, verificou-se que as mesmas tinham um aumento da sua função executiva. A equipa de investigadores, refere que independentemente da condição socio-económica e educativa, os pais e educadores podem atuar por forma a minimizar os impactos do fundo da TV.

A autora acrescenta ainda, que “As crianças cujos pais proporcionem um ambiente familiar de amor e carinho e onde as regras e as expectativas são as mesmas de um momento para outro, são mais capazes de controlar o seu comportamento, são crianças que mostram mais empatia e que academicamente tem mais sucesso”. Em particular, Linebarger sugere que os pais deverão estar conscientes daquilo que os seus filhos irão assistir, especialmente ao nível do seu conteúdo.

Num estudo anterior, Linbarger e outros investigadores da UI descobriram que as crianças estão expostos em media a quase quatro horas de TV por dia. Dados os impactos do “Background” da TV, é necessário “desviar” a atenção das crianças para outro tipo de atividades, como brincar e aprender.

O Paper do estudo acima tem como titúlo “Associations between parenting, media use, cumulative risk, and children’s executive functioning.” Entre os autores que participaram no estudo, destacamos a Rachel Barr, da Universidade de Georgetown, Matthew Lapierre , da Universidade da Carolina do Norte em Wilmington, e Jessica Taylor Piotrowski , da Universidade de Amsterdam.http://www.stumbleupon.com/su/9Jsepl/1bIm.QEAE:joEx62ty/now.uiowa.edu/2014/06/background-tv-can-be-bad-kids

Mais Informações e Pré- Inscrição na Pós Graduação de NEUROEDUCAÇÃO clique “AQUI”

https://i2.wp.com/msalx.veja.abril.com.br/2014/08/09/2011/pe6Cx/tv-computador-crianca-20132910-original.jpeg

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s