Atividades Tangram (para imprimir)- Benefícios do Tangram no domínio Cognitivo-motor

Seguramente muitos de nós , durante os nossos anos escolares, jogamos com  figuras geométricas soltas que nos permitiam fazer formas e desenhos soltos. Colocávamos um quadrado com um trapézio em cima para fazer uma casa, vários triângulos para formar uma estrela e chegávamos ainda a acomodar as peças de tal forma que pareciam um cisne ou uma pessoa caminhando. Celebrávamos as nossas construções com amigos e professores, ansiosos de fazer algo cada vez mais complexo e divertido.

Uma das estratégias mais simples do jogo é tentar encaixar primeiro os dois triângulos grandes. Como eles são as maiores peças, o espaço para encaixar as outras ficará mais restrito, restando assim menos possibilidades de encaixe para elas.

É importante notar que, com exceção das peças menores (os dois triângulos pequenos), as peças podem ser “formadas” por uma combinação de outras peças menores.

  • Triângulo grande: 2 triângulos pequenos + 1 quadrado ou paralelogramo ou triângulo médio;
  • Triângulo médio: 2 triângulos pequenos;
  • Quadrado: 2 triângulos pequenos;
  • Paralelogramo: 2 triângulos pequenos;

 

Através do Tangram podemos formar animais, pessoas, figuras geométricas ou figuras abstratas com as peças a partir de um modelo, sem modelo, treinando desta forma a memória, exercitando assim habilidades chave para a aprendizagem. Eis algumas das competências que estará estimulando ao jogar com as peças do Tangra

1- Estruturação Espaço-Temporal

As noções básicas de espaço como: em cima, em baixo, esquerda e direita estão sendo adquiridas ao criar e  formar uma determinada construção através de um modelo, pois as crianças tem que fixar em que lugar do espaço está cada figura com o objetivo de a reproduzir  corretamente. Desta forma a criança interioriza os conceitos de orientação espacial- o educador verbaliza a instrução e a criança coloca em prática a informação que recebe  visualmente, por exemplo: “o quadrado está em baixo do quadrado e o o triangulo médio está à direita do triângulo grande”

2- Coordenação Visomotora

A Coordenação olho-mão desenvolve-se nas crianças logo desde cedo e podem ser estimuladas a partir deste jogo. As Crianças observam o modelo, e nesta simples ação entra a visão(olho), e logo tem que acomodar as figuras da mesma forma que a estão vendo: aqui entra em ação a mão. Recomenda-se que em crianças pequenas as peças sejam de um material suave ao tato.

3- Atenção

Esta competência é a peça chave para a aprendizagem da criança, pelo que é essencial potenciar o seu desenvolvimento através do jogo. Ao inicio e dependendo da idade da criança solicita-se às mesmas que disponham  as figuras de maneira livre, por forma a interiorizar as peças e habituar-se ao jogo. Após esta primeira fase de adaptação, pede-se 2 a 3 minutos da sua atenção e posteriormente podemos aumentar o nível de dificuldade a imagens abstratas.

4- Percepção Visual

Como foi referido anteriormente, a criança tem que observar as peças e modelos que lhe são apresentadas, e a criança irá desenvolver a capacidade de interpretar e discriminar os estímulos visuais externos, comparando-os com os conhecimentos prévios que tenha acerca das figuras geométricas, podendo desta forma referir qual figura está em que lugar e o que formam todas juntas. Esta competência é essencial para a aprendizagem da matemática, da orientação espacial e da motricidade.

5- Memória Visual

Ao pedirmos à criança que observe um modelo e que depois o reproduza, estaremos estimulando a sua memória visual. É importante que a criança mantenha a sua mente nos estímulos visuais recebidos, que os interprete e que depois os reproduza. Inicialmente podemos começar por figuras abstratas mais simples de recordar e ir aumentando o nível de dificuldade- A memória visual é uma competência importante para a aquisição dos processos de leitura e escrita, assim como para as atividades de vida diária

6- Percepção Figura-Fundo

Sendo esta um dos sentidos pelos quais se recebe maior informação, é necessário que a criança esteja focada para receber os os estímulos de maneira correta. Através do Tangram, as crianças começam a desenvolver a competência para distinguir a figura do fundo, o que lhes permite diferenciar entre o “todo” e as “partes”, a distância entre dois objetos, a profundidade etc e aplicar estes conceitos a outros âmbitos da sua vida.

Como puderam observar, através do Tangram, as crianças podem desenvolver competências básicas muito importantes, de uma maneira muito divertida, fácil e econômica.

Deixamos aqui algumas imagens de animais, para que possam imprimir e jogar com as vossas crianças.

Divirtam-se!!!!

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Fonte-imagens: Reab.com

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