Atividades- Organização Espaço Temporal

A construção das noções espaço-temporais são fundamentais para as vivências diárias. Tem-se vindo a verificar que as noções espaço-temporais ainda são desvalorizadas nesta etapa da educação, ou não recebem a atenção merecida. Por isso, compreendemos que se faz necessário discutir a construção das noções espaço-temporais na Educação Infantil, tendo em vista sua grande relevância.

A Organzação Espaço Temporal, é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.  É ter noção do longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96).

A orientação espacial é a consciência  do corpo com o meio. A  criança que inicia o processo da alfabetização sem possuir as noções de posição e orientação espacial, pode apresentar os seguintes problemas em sua aprendizagem:

• confundir  letras que diferem quanto à orientação espacial (b/d, q/p);

• ter dificuldade em respeitar a ordem das letras na palavra e das palavras na frase (brasa/barsa);

• ser incapaz de locom

• não respeitar a direção horizontal do traçado, na escrita;

• não respeitar os limites da folha;

• apresentar  sérias dificuldades para se organizar com seu material escolar;

• esbarrar  em objetos e pessoas.

Para entendermos  o movimento humano, as noções de corpo, espaço e tempo têm que estar intimamente ligadas. O corpo coordena-se, movimenta-se continuamente dentro de um espaço determinado, em função do tempo, em relação a um sistema de referência.

Deixamos aqui algumas sugestões  com sequências lógicas que favorece a aquisição e o aprimoramento da noção espaço-temporal

6 7 1 8 2 3 4

Aproveite a nossa Campanha ao Valor M e inscreva-se já AQUI (Limitado a 10 vagas)

Anúncios