A Neurociência e a aprendizagem: além dos 5 sentidos

Neurociência e a aprendizagem: Aristóteles disse que “nada está no intelecto sem antes ter passado pelos sentidos”.

Qual o sentido que usamos quando sentimos uma dor de cabeça? A neurocientista Kátia Chedid discute os 5 sentidos que intervém na educação – e explica que, ao estudar a neurociência e a aprendizagem, é possível identificar muitas outras modalidades sensoriais pouco exploradas na escola.

Neurociência e aprendizagem: principais aprendizagens

  1. De acordo com a neurociência e a aprendizagem, devemos recordar que os estudantes possuem diferentes preferências sensoriais e que se comportam de maneira distinta durante a aprendizagem.
  2. É um erro interpretar como falta de atenção e indisciplina as necessidades individuais de cada aluno. Numa sala de aula média, 19% dos alunos são aprendizes auditivos, 46% são visuais e 35% são cinestésicos. É muito provável que aprendizes cinestésicos não consigam prestar tanta atenção em aulas mais expositivas.
  3. O professor tem a tendência para ensinar da forma como melhor aprende. Um professor que aprende bem ouvindo, irá preferir essa modalidade para ensinar. Os estudantes que tem a mesma facilidade serão privilegiados com a aula desse professor, mas é possível que aqueles alunos que utilizam outras modalidades sensoriais tenham dificuldade em permanecer concentrados.
  4. Os professores devem pensar em estratégias que não privilegiem apenas um tipo de aprendizagem e modalidade sensorial, mas sim, que combinem várias modalidades sensoriais através de estratégias diversificadas.
  5. O professor pode utilizar muitas estratégias lúdicas na sala de aula, mudar de ambiente, utilizar humor, imagens, música e várias outras formas de aguçar os sentidos. Para isso, o PLANEAMENTO das suas aulas é essencial.

neurociencia-alem-5-sentidos-750x422

Saiba mais e faça a sua pré-inscrição até dia 15 de Agosto, usufruindo assim do PREÇO XXS clique AQUI

Fonte e mais informações sobre o tema:

http://info.geekie.com.br/neurociencia-e-aprendizagem/

Anúncios