30 ATIVIDADES DE MOTRICIDADE INFANTIL

É sabido que o processo de aquisição da linguagem escrita na criança não inicia na alfabetização, pois a criança deve ser estimulada a realizar atividades que envolvam movimentos de mãos e dedos de forma que futuramente ela tenha melhor habilidade para utilizar lápis, canetas, realizar desenhos, entre outros. Dessa forma, trabalhar a motricidade infantil é considerado por especialistas um requisito fundamental para a criança em processo de alfabetização.

Com o objetivo de trabalhar a motricidade infantil, não se esqueça de disponibilizar às crianças materiais que proporcionem um melhor desenvolvimento, como: tintas, trabalhando com pintura a dedo, massa de modelar (para desenvolver a criatividade), folhas de revistas (orientando a criança a “rasgar” determinada figura e posteriormente utilizar de tesouras e colas para realizar colagens), atividades diferenciadas como colagens de macarrões, barbantes, bonecos pedagógicos, em especial aqueles que desenvolvem atividades como abrir e fechar botões, dar laços, fechar e abrir zíper, dramatizações, quiet book, entre outros que requiram o uso constante das mãos.

Sendo assim, a criança que faz atividades de motricidade passará pelo processo de alfabetização com facilidade e desempenho significativo, e realizará atividades do dia a dia com mais autonomia.

30 ATIVIDADES DE MOTRICIDADE INFANTIL

30 Atividades de Motricidade Infantil para imprimir e utilizar com alunos de Educação Infantil. Atividades necessárias para pré-alfabetização.