12 atividades essenciais de Estimulação Cognitiva e de Motricidade para crianças com TDAH e Dislexia

É imprescindível que os pais e educadores compreendam a importância de trabalhar a motricidade e a área cognitiva das crianças com TDAH ou dislexia. Muitas das dificuldades apresentadas podem ser devido a transtornos de equilíbrio, de coordenação, de orientação espaço-temporal, de estruturação do esquema corporal, etc. Neste artigo incluímos também alguns exercícios que poderão ser desenvolvidos por forma a estimular a área cognitiva que também irão auxiliar as crianças com dificuldades de aprendizagem muito pontuais.

Atividades

1. Espaciais: As crianças devem andar em cima de espaços demarcados, entrar e sair de compartimentos de diferentes tamanhos, passarem por baixo ou por cima de obstáculos, mudarem a direção ou o sentido dos movimentos corporais, colocarem objetos de diferentes tamanhos em recipientes, imitação de movimentos corporais globais ou de membros superiores e inferiores seguindo uma sequência;

TDAH


2. Temporais: reproduzir diferentes ritmos, criar ritmos, sequencializar figuras, sequencializar fatos a partir da apresentação de uma história.

TDAH

 

3. Lateralidade: traçar linhas dividindo objetos simétricos verificando sua igualdade e a relação lado direito e esquerdo, traçar linhas dividindo figuras do corpo humano, movimentar membros superiores ou inferiores direito e esquerdo de maneira alternada, mudar de posição (frente e costas) enquanto movimenta membros superiores e inferiores.

TDAH

Motricidade Geral

4. Consciência global do corpo: andar, correr, saltar, rodar, etc.

TDAH

5. Equilíbrio estático e dinâmico: ficar parado, ficar num pé só.

6. Dissociação de movimentos: reproduzir uma série de posições de braços, pernas, mãos.

7. Jogos mímicos com as crianças.

8. Atividades com as mãos e dedos: embaralhar cartas, abotoar e desabotoar, cortar, rasgar papel, manipular marionetes.

TDAH

9. Fazer pinturas e desenhos livres.

10. Fazer pinturas dirigidas, procurando preencher todo o espaço do papel.

TDAH

11. Execução de diferentes formas gráficas: linhas retas horizontais, verticais ou oblíquas, linhas circulares e formas geométricas.

12. Execução de símbolos gráficos a partir de modelos.

Saiba mais estratégias, atividades e técnicas que estimulam e desenvolvem a capacidade cognitiva das crianças com NEE…Inscreva-se já e aproveite o nosso

Mais informações e inscrição clique AQUI

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s