Programa Completo

Módulo 1 –Princípios da NeuroEducação: Neurociências na Aprendizagem 8H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Cátia Mateus

M1.1 – Princípios da NeuroEducação
M1.2 – Conceitos e perspetiva Histórica- As neurociências e a Educação
M1.3 – Empreender na Educação: Como incluir crianças com NEE à luz da Neurociência
M1.4 – NeuroEducar pequenos Cérebros- Planos de Intervenção
M1.6 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas) · Programa de Estimulação em Neuroeducação em crianças

Módulo 2 –Processos Básicos do Funcionamento Cerebral  12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF

Prof. – Fernando Rodrigues
M2.1 -Noções básicas do funcionamento do cérebro e neuroanatomia
M2.2 – Estruturas Cognitivas de Atenção e Memória
M2.3 – Introdução à neurobiologia das emoções
M2.4 -Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
-Técnicas de Aprendizagem de Leitura com base atencional – Fast Reading
– Estimulação de Memória e Técnicas Eficazes de Neuroaprendizagem
– Estratégias de Criatividade e Inovação com Crianças
– Programa de Neuroeducação para a Felicidade

Módulo 3 – Neuropsicofisiologia em Crianças e Jovens 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF

Prof. – Carlos Fernandes da Silva

M3.1 – Processos Cognitivos Básicos e Evidence Based Neuropsychological Practice
M3.2 – Aprendizagem pela recompensa: abordagem contingencial e centros de recompensa
M3.3 – A aprendizagem pelo erro: abordagem contingencial e fundamentos neurobiológicos
M3.4 – Da clínica à escola: Estimulação Cognitiva e Reabilitação cognitiva “ecológica”
M3.5 – O eletroencefalograma (EEG) na prática neuroeducativa
M3.6 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Avaliação Neuropsicológica Pediátrica: princípios, técnicas e instrumentos
– Estratégias de Estimulação e Reabilitação Neuropsicológica
– Utilização de EEG e cuidados no seu uso
– Psicofisiologia periférica nos processos cognitivos: EEG, ECG, EDA e fEMG

Módulo 4 – Neurodesenvolvimento da Criança e do Adolescente: Emoção – Cognição – Comportamento  8H.P+ 2H.SS+ 16H.AF 
Prof. – Fernando Rodrigues
M4.1 – As emoções no desenvolvimento da criança – (Gestão de Emoções, Resolução de Problemas e Disciplina e autocontrolo)
M4.2 – Diferenciação emocional cognitiva e comportamental
M4.3 -Autoconceito e autoestima
M4.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Intervenção/Estimulação em NEE e populações normativas: Programa Crescer a Brincar
– Intervenção em comportamentos Disruptivos: Programa GPS- Gerar Percursos Sociais

Módulo 5 – Neuroestimulação-Criatividade e Inovação em Crianças e Jovens na sala de aula 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof.ª Fernando Rodrigues e Prof.ºConvidado
M5.1 – Áreas Funcionais e sua Avaliação
M5.2 – Testes e Baterias de Avaliação Neuropsicológica
M5.3 – Programas de Estimulação em Crianças e Jovens
M5.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Estratégias de integração: Como agir com mentes diferentes
– Jogos de Estimulação e Reabilitação Neuropsicológica
– Estimulação do Potencial Humano com Neuroeducação

Módulo 6 – Perturbações Cognitivas na Sala de Aula e Estratégias para lidar 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Renato Paiva
M6.1 – As competências parentais no processo de aprendizagem
M6.2 – O que é e como estimular o Alto Rendimento Académico
M6.3 –Neuroeducação na prática letiva
M6.4 –Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Estratégias de Educação Cognitiva
– Estratégias de Pedagogia Ativa
– Estratégias para intervenção com Dificuldades de Aprendizagem

Módulo 7 – Programação Neurolinguística Aplicada ao Contexto Escolar 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Cristina Ferreira
M7.1 – Introdução à Programação Neurolinguística (PNL) em Crianças/Jovens
M7.2 – The Whole Brain Teaching Theory
M7.3 – O Modelo de Milton e o Modelo PLENatITUDE
M7.4 –Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Aplicação de Estratégias de PNL na sala de aula
– Jogos para desenvolvimento de competências intrapessoais e interpessoais
– Atividades práticas do modelo PLENatITUDE

Módulo 8 – Os neuroginásios: Um modelo de estimulação seletiva 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Fernando Rodrigues e Prof. Carlos Silva
M8.1 –Os distúrbios do NeuroDesenvolvimento: A DSM V e novas nomenclaturas
M8.2 –Interpretação do Relatório NeuroPsicológico- Escolha de Protocolo de Intervenção
M8.3 –Como Criar paradigmas em NeuroEducação
M8.4 –Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Estimulação atencional com Eye Tracking
– Estimulação Cognitiva com EEG de 5 e 14 canais

Módulo 9 – Estratégias de Intervenção na Leitura: Programa de Avaliação e Estimulação 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Sandrina Esteves
M9.1 – Aprendizagem da Leitura: Modelos de Aquisição e Métodos de Ensino
M9.2 – Modelos Teóricos de Aprendizagem da Leitura
M9.3 – Competências Específicas e Dificuldades na Aprendizagem da Leitura
M9.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Fluência da Leitura: Da Avaliação à Intervenção
– PAFL – Prova de Avaliação da Fluência na Leitura: Aplicação
– PAFL – Prova de Avaliação da Fluência na Leitura: Interpretação e Intervenção

Módulo 10 – Programa de Treino de Consciência Fonológica 12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF

Prof. – Ana Catarina Rios
M10.1 – Definição e delimitação do conceito de Consciência Fonológica
M10.2 – Desenvolvimento da consciência fonológica
M10.3 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)
– Avaliação da Consciência Fonológica
– Consciência fonológica e a aprendizagem da leitura e da escrita
– Programa de Promoção do Desenvolvimento da Consciência Fonológica
– Treino de Consciência da Palavra e silábica
– Treino da Consciência Intrassilábica e fonémica

Módulo 11 –Neurociências nas Dificuldades Especificas da Aprendizagem  12H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
Prof. – Cátia Mateus (4h) & Inês Rodrigues (8h)
M11.1 – Dificuldades Especificas da Aprendizagem e o desenvolvimento Psicomotor-Dislexia/Disgrafia/Discalculia
M11.2 – Técnicas de identificação de problemas de dificuldades escolares
M11.3 – Instrumentos de aferição de Pré-competências
M11.4 – Laboratório Prático (exclusivamente aulas com práticas)Instrumentos de aferição de Pré-competências
– PNILE – Programa de Neurociência: Intervenção em Leitura e Escrita
– Treino de Competências e Memória e Raciocínio Lógico
– Treino de Competências de Cálculo, Atenção e Linguagem
– Treino de Competências de Compreensão e Expressão Escrita e Oral

Módulo 12 – Criação de Projetos e Ferramentas em NeuroEducação 16H.P+ 2H.SS+ 36H.AF
Prof. – Fernando Rodrigues & Cátia Mateus
– SUPERVISÃO e acompanhamento de projeto
–Como criar e gerar programas
–Avaliação Escrita
– Apresentação de Projetos pelos alunos e sugestões

Módulo 13– XI Congresso Internacional de Neurociências e Educação Especial 10H.P+ 2H.SS+ 16H.AF
– Participação OBRIGATÓRIA e GRATUITA- Novas Metodologias e Ferramentas em Neurociências e Educação especial

Nomenclatura: P-Presenciais/ SS-Sessões Síncronas (Chat Virtual)/ AF- Auto Formação (Sessões Assíncronas) 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s